Fábio Lenza - Gastronomia cotidiana

  • Picanha Suína Com Molho de Mostarda

  • Lula à Milanesa

  • CEVICHE COM ABACAXI



Zucchini e Pomodoro AssadosVoltar

27/01/2014

Cozinhar é muito fácil!

 

Abobrinha, jerimum-mirim, zucchini, courgette ou curgete1 (Cucurbita pepo L.) é um fruto pertencente à família cucurbitáceas, assim como a melancia, o melão, o pepino e a abóbora. Originou-se no continente americano, do Peru até sul dos Estados Unidos. É um fruto de fácil digestão, rico em niacina, além de ser fonte de vitaminas do complexo B e possui pouca caloria.

Os dois tipos de abobrinha mais comuns no mercado brasileiro são: a abobrinha tipo menina, que tem o fruto com pescoço e a tipo italiana (zucchini) com o fruto alongado sem pescoço. As flores da abobrinha, bem como as de todos os tipos de abóboras, podem ser incorporados em diferentes pratos por serem comestíveis, na Itália se utiliza muito a Fiori di Zucca (flor de abóbora) em molhos para pizza, recheadas ou fritas empanadas, saborosíssima.

Mas quero aqui passar uma receita simples de abobrinha assada coberta com tomate e manjericão, fica muito bom para entrada ou acompanhamento de pratos como peixe ou frango grelhado.

 

Ingredientes para 4 pessoas.

 

4 abobrinhas verdes (Zucchini)

2 tomates

2 galhos de manjericão 

Sal e pimenta do reino a gosto

Azeite de oliva 

 

Corte as abobrinhas em lâminas longitudinais ou em rodelas, passe azeite no fundo de uma assadeira, disponha a abobrinha, cubra com rodelas de tomate, tempere com sal e pimenta do reino, jogue o manjericão picado sobre, mais um fio de azeite e asse em forno pré-aquecido a 180º C até os tomates começarem a amolecer. Sirva bem quente.

 

PULO DO GATO

 

Só coloque no forno quanto já estiver pré-aquecido, para não formar água.

 

Até a próxima!

0 Comentários