Fábio Lenza - Gastronomia cotidiana

  • Picanha Suína Com Molho de Mostarda

  • Lula à Milanesa

  • CEVICHE COM ABACAXI



Macarrão caseiroVoltar

29/09/2014

Cozinhar é muito fácil!

 

Certa vez fui numa cantina no centro de São Paulo, na antiga Rua do Gasômetro, e comi um maravilhoso fusilli feito à mão, sem máquina para esticar e cortar a massa, então pedi para conhecer a cozinha e aprendi a fazer o fusilli, muito simples e fantástico. Agora ganhei uma máquina  de fazer macarrão do nosso amigo Wolmar, então pude fazer outros tipos de massa que precisam ser abertas e cortadas mais finas, como lasanha, fettuccine e espaguete. Para inaugurar a máquina fiz esse espetacular fettuccine, usando a receita que aprendi naquela cantina de São Paulo.

 

Ingredientes (para 4 pessoas):

 

500 gr de farinha de trigo fina

5 ovos, eu usei ovos caipira ficou uma massa amarela linda.

 

Coloque a farinha num montinho sobre uma superfície lisa, abra um buraco no centro, quebre os ovos nesse buraco, bata os ovos com um guardo. Você verá que à medida que bate os ovos, as bordas vão se misturando aos poucos com a farinha sem empelotar. Amasse bem essa massa, sempre com movimentos de trás para frente e no mesmo sentindo, para a massa não fragmentar.

Quando a massa estiver bem homogênea, teste o ponto e a umidade pressionando o polegar sobre a massa, se não grudar no dedo estará no ponto certo. Se grudar coloque um pouco mais de farinha.

Abra a massa na máquina ou com o uso de um rolo sobre a superfície e corte da largura desejada na máquina ou com um rolinho de cortar, ou com faca mesmo, sobre a superfície lisa. 

Se você quizer fazer farfalle (macarão gravatinha, ou borboleta em italiano), corte tiras largas com rolinho ondulado, separe de 5 em 5 centímetros, e aperte cada pedaço no meio, com os dedos.

Cozinhe a massa ainda fresca em água com sal e sem óleo. Escorra e sirva emediatamente com o molho de sua preferência, eu usei molho à bolonhesa.

Não esqueça do queijo ralado na hora e bom apetite!

 

PULO DO GATO

 

Não use a farinha de trigo grano duro, pois é muito difícil de ficar homogênea sem equipamento industrial. E se você não tiver nem mesmo rolo manual para abrir massa, faça o fusilli separando pequenas bolinhas de massa e apertando entre os dedos com a mão fechada, para obter tirinhas onduladas e irregulares de massa, que vai dar um fusilli rústico muito bacana.

 

Até a próxima!

 

0 Comentários