Fábio Lenza - Gastronomia cotidiana

  • Picanha Suína Com Molho de Mostarda

  • Lula à Milanesa

  • CEVICHE COM ABACAXI



Purê de MaçãVoltar

30/04/2015

Cozinhar é muito fácil!

 

Este versátil purê de maçã pode ser feito para acompanhar o prato principal, adoçar a boca após a refeição ou para o lanchinho da tarde para agradar as crianças. Esta receita além de deliciosa ainda surpreende por sua mistura de sabores e seu aroma incrível. Vamos relembrar?

 

INGREDIENTES

3 maçãs fuji

1/2 limão espremido

1/4 xícara de água

1 colher de sopa de manteiga

1 colher de sopa de mel

1 colher de chá de gengibre ralado (opcional)

2 cravos da índia

1 pedaço de canela em pau

1 pitada de noz moscada

Sal a vontade (opcional)

 

Misture o caldo de limão à água. Descasque cada maçã de uma vez, retire as sementes e corte em cubos não muito grandes e mergulhe-os na mistura.

 

Em uma panela, derreta a manteiga e acrescente a maçã sem o caldo. Mexa bem até começar a refogar e depois despeje a água com limão. Adicione o mel, o gengibre, os cravos, a canela e a noz moscada. Dê mais uma mexida e deixe cozinhar por mais ou menos 5 minutos com a tampa.

 

Retire a tampa e deixe cozinhar por mais uns 10 minutos até que a maçã fique bem macia. Você pode amassar os pedaços de maçã com um garfo ou então bater com um mixer, no liquidificador ou no processador (retire antes os cravos e a canela).

 

Como a proposta desta receita é para um jantar especial, preferi bater para ficar mais uniforme e menos rústico. Se o purê ficar muito mole, é só retornar à panela e ir mexendo bem até que ele engrosse um pouco.

 

Para finalizar, coloque uma boa pitada de sal e misture bem. Esta quantidade serve duas pessoas e acompanha muito bem peixes e as carnes tradicionais da ceia como lombo de porco, tender e peru.

 

Caso prefira servir o purê de maçã como sobremesa, é só não adicionar o sal. Minha sugestão é completar com uma colherada de iogurte e salpicar um pouquinho de granola, para acrescentar um pouco mais de textura.

 

Até a próxima!

 

0 Comentários