Fábio Lenza - Gastronomia cotidiana

  • Picanha Suína Com Molho de Mostarda

  • Lula à Milanesa

  • CEVICHE COM ABACAXI



Feijão CaseiroVoltar

09/09/2013

Cozinhar é muito fácil!

 

Quando criança no interior de Goiás, tínhamos fogão à lenha em casa. Com a chegado do fogão à gás, minha mãe passou a fazer a maior parte da comida no gás, mas manteve o fogão à lenha por um bom tempo só para fazer o feijão, que realmente tinha um sabor especial.
Independentemente do fogão, o feijão caseiro, assim como o arroz branco, deveria ser um dos primeiros pratos a se aprender quando se resolve aventurar na cozinha. Eu ensinei a minha esposa, por exemplo, logo que casamos, a fazer o arroz branco e o feijão que aprendi com minha mãe. Até hoje, quando necessário, ela faz um arroz e feijão maravilhoso, porém parou por aí, acho que até pelo fato de eu gostar de cozinhar.
Atendendo o pedido do nosso amigo Edson Norton, compartilho aqui com vocês a receita da minha esposa de feijão caseiro, simples, para o dia a dia, só no alho e óleo, bem brasileiro.

 

Receita:

 

– 1/2 kg de feijão (pode ser carioquinha, preto ou roxinho. Para feijão fradinho, de corda ou branco, a receita é outra.
– 5 colheres (de sopa) de óleo de soja
– 6 dentes de alho grandes
– 2 folhas de louro
– Sal

 

 

Após lavar e retirar eventuais impurezas, coloque o feijão e o louro numa panela de pressão com água até três dedos de altura acima do nível do feijão. Deixe cozinhar na pressão por 20 minutos ou até os grãos ficarem cozidos, porém inteiros. Noutra panela, aqueça o óleo, refogue o alho amassado com sal, cuide para o alho não escurecer, acrescente o feijão cozido, retire as folhas de loro, deixe ferver mexendo sempre para o feijão não engrossar mais no fundo. Se necessário, corrija o sal e acrescente um pouco mais de água, lembrando sempre que o caldo e os grãos devem ter a mesma proporção. Não amasse o feijão, deixe o caldo engrossar naturalmente com a fervura, lembre-se: mexa sempre para soltar o feijão do fundo. Ferva e mexa até obter um caldo como o da foto, na mesma proporção dos grãos e com textura ideal, prove o caldo para ver se ainda não está aguado.

 

PULO DO GATO

Mexa sempre para o feijão não engrossar mais no fundo e não amasse os grãos.

 

FEIJÃO PAGÃO

Na minha região no interior de Goiás, o feijão era posto para cozinhar bem cedo no fogão à lenha, em fogo lento. Ele ficava cozido ainda sem tempero no meio da manhã e só seria refogado e finalizado perto da hora do almoço, junto aos demais pratos.
Feijão pagão é aquele que ainda não foi “batizado” pelos temperos, ou seja, ainda não foi refogado no óleo e alho. Quando alguém necessitava comer algo rápido para sair para alguma tarefa urgente e o almoço ainda não estava pronto, pegava-se um pouco do feijão pagão quente e misturava algum tempero que estivesse à mão: cebola, alho, tomate, sal, azeite e cheiro verde, tudo picadinho. Hoje faço isso como aperitivo, misturo tudo numa caneca, fica muito bom, experimente! Se gostar, acrescente uma pitada de pimenta.

 

Até próxima!

1 Comentário

  • Luciano

    Com um torresmo ou umalinguiça fica ótimo!