Como planta medicinal, o gengibre é uma das mais antigas e populares do mundo. Suas propriedades terapêuticas são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.
Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosses, resfriado e até ressaca. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna.
No Japão, massagens com óleo de gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações. Na medicina Ayurvédica, o Zingiber officinale é conhecido como “medicamento universal”.
Na culinária oriental ele entra como tempero em vários pratos. Aqui no Brasil o gengibre é bastante conhecido no nosso Quentão, mas certa vez estive em Manaus para fazer uma palestra e estava com a garganta me incomodando um pouco, acho que devido ao ar-condicionado do voo. No coffee break tinha um suco parecido com abacaxi, perguntei o que era e me disseram que era suco de mangarataia, experimentei e vi que era de gengibre, que é chamado assim na região amazônica. O alívio na garganta foi imediato, pude fazer minha palestra com mais conforto e passei a adotar o suco de mangarataia em Brasília, como o clima aqui é seco em boa parte do ano, sempre causa aquela coceirinha na garganta.
Compartilho aqui com vocês uma receita simples de suco de gengibre que, além dos benefícios acima, pode ser usado no dia a dia como revigorante.
Para 500 ml de suco:
– 1 raiz pequena de gengibre (cerca de 150 gr)
– 1 colher de sopa de mel
– 500 ml de água
Descasque o gengibre e corte-o em pedaços. Bata no liquidificador com 500 ml de água, coe e bata novamente com o mel e pronto.
PULO DO GATO
Para irritação de garganta, faça um suco mais forte, com mais gengibre e mais mel. Para tomar no dia a dia, faça-o mais diluído ou misturado com outros tipos de sucos, como limão, laranja e abacaxi.
Até a próxima!





