Fábio Lenza - Gastronomia cotidiana

  • Picanha Suína Com Molho de Mostarda

  • Lula à Milanesa

  • CEVICHE COM ABACAXI



Fígado SupernutritivoVoltar

25/11/2013


Cozinhar é muito fácil!

 

O fígado de boi é um produto alimentício nutritivo e rico em vitaminas, e recentemente foi classificado como um dos “superalimentos”, recomendados para serem incluídos em nossa alimentação.

 

Entre as vitaminas e compostos benéficos presentes no fígado de boi, constam as vitaminas A, B12, B5, B6 e C, folato (ácido fólico), riboflavina, selênio, cobre e zinco; e, apesar de o fígado de boi apresentar um alto grau de colesterol e gorduras saturadas, ele é tão rico em outros nutrientes benéficos que continua sendo considerado um alimento saudável. Em apenas 100g de fígado, conseguimos obter 50% da nossa necessidade diária de proteínas.

 

Para aproveitarmos ao máximo todos os nutrientes, é importante procurar comprar sempre o fígado fresco em açougue de sua confiança, onde você conheça a procedência da carne.

 

Na hora de fazer, quanto menos cozinhar melhor, então é importante uma chapa ou frigideira bem quente para que o fígado não dê “água” e fique cozinhando até secar o caldo e aí é só grelhar. Se você garantir bastante calor, pode-se grelhar rapidamente, mantendo os nutrientes e a textura macia do fígado.

 

 

Ingredientes para 6 pessoas

 

1 kg de fígado fresco de boi

1 xícara de café de vinagre ou limão

4 dentes de alho

Sal e pimenta do reino a gosto

2 cebolas grandes cortadas em rodelas grossas

1 tomate cortado em rodelas

Azeite e manteiga de leite

 

Limpe o fígado retirando a pele e os nervos, corte-o em tiras e tempere com vinagre, pimenta do reino e alho amassado com sal, reserve. Aqueça bem uma frigideira grande ou chapa grossa até ficar bastante quente, acrescente azeite e salteie o fígado mexendo sempre (antes de colocar o fígado na frigideira escorra bem o caldo).

Quando atingir o ponto de sua preferência, acrescente duas colheres de sopa de manteiga e as cebolas, deixe dourar as cebolas rapidamente, mexendo sempre. Desligue e acrescente o tomate por cima para pegar um pouco do calor do prato e sirva ainda bem quente como petisco ou como prato principal acompanhado de arroz branco e purê de batata baroa ou de cenoura.

 

PULO DO GATO

 

Use fígado fresco, evite o congelado. Se não tiver uma boa chama, faça o fígado em pequenas porções para manter sempre bastante calor dentro da frigideira.

 

 Fábio_Lenza_Figado_Supernutritivo3

 

Até a próxima!

0 Comentários