Fábio Lenza - Gastronomia cotidiana

  • Picanha Suína Com Molho de Mostarda

  • Lula à Milanesa

  • CEVICHE COM ABACAXI



Peixe no papelote com sal grossoVoltar

27/11/2013

Cozinhar é muito fácil!

 

Antes de falar desta receita específica, é importante comentar um pouco sobre esses dois recursos da culinária: papelote e sal grosso.

 

Papelote – serve para não deixar perder a umidade dos alimentos, também concentra o calor dentro do papelote e acelera o processo de cozimento. Além de dar um efeito estético bacana na hora de servir, principalmente os papelotes individuais.

 

Sal grosso – existem vários tipos de sal (clique e saiba mais), mas o nosso sal grosso, que é de origem marinha, dá um efeito especial nos alimentos, pois, com o calor, cada pedrinha de sal grosso vai derreter um pouco em contato com a umidade do alimento e penetrará como agulhas de sal, temperando também internamente.

 

Este é o princípio mágico do sal grosso, pense sempre nisto para não errar na quantidade ao usá-lo nos alimentos.

 

Também é importante comprar sal grosso com as pedrinhas de tamanho médio e uniforme, para que o efeito seja harmônico em toda a superfície do alimento.

 

Vamos ao peixe então. Existem várias receitas de peixe no papelote. É muito simples no caso de filé de peixe, basta misturar tudo; filé, temperos, legumes, (cuidado com a quantidade de cebola, para não dar muito líquido), passar azeite ou manteiga no papel alumínio e colocar tudo dentro, fechar bem os papelotes e assar por 30 minutos em forno pré-aquecido a 220ºC.

 

Com o sal grosso, gosto de fazer o peixe inteiro. Pode ser pargo, anchova, pescada amarela, salmão (usar manteiga), já fiz até com bagre usando rodelas de limão para suavizar o cheiro e o gosto da sua pele. Mas aqui vou compartilhar uma receita bem simples com filé de badejo.

 

Ingredientes para 4 pessoas.

 

1 filé de badejo de cerca de 1,8 kg

Azeite

Sal grosso

2 ramos de alecrim

1 cenoura cortada em 6 pedaços

6 pedaços de couve-flor

 

No filé, passe sal grosso misturado com o alecrim desfolhado, pensando sempre na quantidade de sal grosso como se cada pedrinha de sal fosse uma agulha penetrando no peixe. Abra o papel alumínio, passe azeite no fundo, coloque o peixe e os legumes e passe mais um fio de azeite por cima, feche bem e coloque no forno a 220ºC. Após 30 minutos, verifique com um palito ou com garfo de churrasco, furando por cima do papel, se o peixe já apresenta textura de cozido. Se não, deixe mais um pouco até ficar cozido. Vai depender da espessura do peixe.

 

Abra o papelote por cima com uma tesoura e sirva com arroz branco e farofa de ovos, ou o acompanhamento de sua preferência, desde que seja algo leve, para combinar com o peixe. O prato também pode ser decorado com camarões.

 

PULO DO GATO

 

Cuide do sal, antes menos do que mais, e veja bem o ponto com o palito.

 

Fábio_Lenza_Peixe_no_papelote_com_sal_grosso2

 

Até a próxima!

0 Comentários