Fábio Lenza - Gastronomia cotidiana

  • Picanha Suína Com Molho de Mostarda

  • Lula à Milanesa

  • CEVICHE COM ABACAXI



Músculo acebolado ao vinhoVoltar

14/02/2014

Cozinhar é muito fácil!

 

Minha esposa adora músculo bovino, principalmente o músculo dianteiro ou a parte mais fina do músculo traseiro por ter bastante colágeno, que quando cozido lentamente entra em processo de gelatinização e dá maciez e sabor especial à carne.

Nos mamíferos, o colágeno é a proteína mais abundante do corpo (constitui 20-30% da proteína total do corpo). Proteína que faz parte da formação de unhas, cabelos e tecidos, o colágeno é importante para manter a elasticidade e a firmeza da pele, além de evitar que ligamentos e tendões enfraqueçam. Segundo a nutricionista Andrea Squivel, o ideal é consumir alimentos que estimulem a produção de colágeno, como frutas, legumes, cereais integrais e carnes. “Enquanto uma cápsula de colágeno tem cerca de 2g de proteína, 100 gramas de carne, que equivalem a um bife pequeno, têm 22g. E o índice de absorção dos aminoácidos presentes na carne é de 100%”, acrescenta.

Por todas essas vantagens de consumir músculo bovino e por seu sabor especial, compartilho aqui uma receita muito simples, fácil e saborosa.

 

Ingredientes para 6 porções:

1,5 kg de músculo bovino

3 cebolas grandes

4 dentes de alho

300 ml de vinho tinto seco

Sal, pimenta do reino e cebolinha de folha a gosto

 

Corte o músculo em cubos médios, tempere com alho amassado com sal e pimenta. Refogue bastante os pedaços em uma panela grande com um pouco de azeite, refogue até a carne ficar bem dourada. Acrescente o vinho, um pouco de água quente e deixe cozinhar por cerca de uma hora. Acrescente metade da cebola picada e deixe cozinhar mais até o musculo ficar macio, porém inteiro, sem desmanchar. Durante o cozimento vá acrescentando água aos poucos e cuidando para não ficar muito caldo. No final acrescente o restante da cebola cortada em rodelas e deixe ferver por mais três minutos. Jogue a cebolinha picada sobre e sirva com arroz branco e purê de batata ou de mandioquinha.

 

PULO DO GATO

Não use panela de pressão, pois o cozimento lento favorece o sabor final. Deixe o caldo grosso.

 

Até a próxima!

 

0 Comentários