Fábio Lenza - Gastronomia cotidiana

  • Picanha Suína Com Molho de Mostarda

  • Lula à Milanesa

  • CEVICHE COM ABACAXI



Frango no leite de coco babaçuVoltar

08/05/2014

Cozinhar é muito fácil!

 

O babaçu é uma das mais importantes palmeiras brasileiras. Muito comum no Maranhão e no Norte do país. O principal produto extraído do babaçu, e que possui valor mercantil e industrial, são as amêndoas contidas em seus frutos. As amêndoas – de 3 a 5 em cada fruto – são extraídas manualmente em um sistema caseiro tradicional e de subsistência. É praticamente o único sustento de grande parte da população interiorana sem terras das regiões onde ocorre o babaçu: apenas no Estado do Maranhão a extração de sua amêndoa envolve o trabalho de mais de 300 mil famílias. Em especial mulheres: as “quebradeiras”, como são chamadas.

As amêndoas verdes – recém-extraídas, raladas e espremidas com um pouco de água em um pano fino fornecem um leite de propriedades nutritivas semelhantes às do leite humano, segundo pesquisas do Instituto de Recursos Naturais do Maranhão. Esse leite é muito usado na culinária local como tempero para carnes e peixes, substituindo o leite de coco-da-Bahia.

Quero apresentar aqui um frango feito no leite de coco babaçu, que aprendi com a cozinheira lá de casa, que é maranhense e ótima na cozinha. Usamos as castanhas do coco já secas mesmo, que ela trouxe da casa de sua mãe no interior do Maranhão. Batemos no liquidificador com um pouco de água e coamos. Aqui em Brasília você pode encontrar castanhas de coco babaçu em feiras regionais como a Feira do Guará.

 

Ingredientes para 4 pessoas.

1 kg de coxa e sobrecoxa de frango

6 castanhas de coco babaçu

3 cebolas grandes picadas

1 tomate picado

4 dentes de alho

1 limão

Sal e pimenta fresca a gosto

Óleo de soja

 

 

Retire o exceço de pele do frango, tempere com o sal amassado com dois dentes de alho e o suco do limão. Esquente o óleo de soja em uma panela e frite os pedaços de frango até começarem a ficar dourados, reserve.

Em outra panela refogue a cebola picada, os dois dentes de alho picados, o tomate picado, tempere com sal e pimenta fresca em pedacinhos, a gosto, adicione os pedaços de frango fritos, o leite de coco, mexa bem e deixe reduzir até o caldo engrossar. Sirva com arroz branco e legumes na manteiga.

Fica muito bom!

 

 

PULO DO GATO

Retire a panela do fogo antes de colocar o leite de coco babaçu e reduza o caldo em fogo baixo, mexendo sempre para não talhar.

 

0 Comentários