Fábio Lenza - Gastronomia cotidiana

  • Picanha Suína Com Molho de Mostarda

  • Lula à Milanesa

  • CEVICHE COM ABACAXI



Chimarrão e tradiçãoVoltar

09/07/2014

Além do trabalho, um dos meus maiores prazeres em minhas viagens é poder aprender e apreciar novas culturas. É interessante entender como gaúchos, argentinos e uruguaios conduzem o costume do chimarrão em suas culturas. É algo que vai além de um chá de erva-mate, o chimarrão é uma espécie de ritual de união e partilha entre as pessoas.

Pra quem tem curiosidade de tomar um chimarrão, deixo aqui a receita para você. Confesso que vale a pena experimentar!

Instrumentos:

-Cuia

-Bomba (canudo de metal para puxar a água e filtrar a erva)

-Garrafa térmica

Ingredientes:

-Erva-mate (grossa, fina, com chá, existem muitos tipos)

-Água quente

Modo de preparo:

Preencha 2/3 da cuia com erva-mate de sua preferência, tape a sua abertura com algo plano e incline o recipiente 90°. Com a cuia inclinada, dê pequenas tremidas para a erva-mate assentar e firmar na lateral do recipiente. Desvire a cuia a 75° e destampe lentamente. Despeje calmamente 50 ml de água fria com a cuia inclinada e reserve nesta posição durante 30 segundos. Insira a bomba no fundo da cuia com o filtro para baixo e tapando (com o dedo) a ponta. Preencha com água quente e, puxando pela bomba, dispense a primeira servida. Pronto! Agora pode servir novamente e desfrutar do famoso chimarrão.

Achava que era simples preparar o chimarrão? Então, pra manter as tradições dá um pouquinho de trabalho, mas com certeza vale a pena.

0 Comentários