Fábio Lenza - Gastronomia cotidiana

  • Picanha Suína Com Molho de Mostarda

  • Lula à Milanesa

  • CEVICHE COM ABACAXI



Fiori di zuccaVoltar

30/07/2014

Cozinhar é muito fácil!

Aqui no Brasil, principalmente em Minas Gerais, comemos a flor da abóbora junto com os brotos – a cambuquira – especialmente em refogados, em omelete e na famosa sopa de milho com cambuquira. Na Itália, a flor da abóbora – fiori di zucca – é consumida recheada e assada, ou assada com ovos batidos ou ainda refogada no azeite com alho, que pode servir até de recheio para pizza.

Estava no interior de Goiás e passei em frente de um terreno todo plantado com hortaliças, o que é muito comum no interior onde alguém usa um quintal vazio e planta hortaliças e as comercializa ali mesmo. Resolvi entrar e perguntar se tinha pé de abóbora e o dono da horta me respondeu que tinha, mas que não estava dando muita abóbora, tinha muito era flor. Realmente quando ele me mostrou o pé de abóbora pude ver que tinha muita flor macho e algumas poucas fêmeas com suas abobrinhas. Geralmente se colhe as flores machos que não possuem a abobrinha no seu talo. Então disse logo que o que eu queria mesmo eram as flores sem frutos, ele ficou surpreso, mas me colheu uma boa quantidade de flores.

Fiz uma maravilhosa entrada de fiori di zucca refogada no azeite com laminas de alho e a degustamos em fatias de pão italiano, ficou fantástico!