Fábio Lenza - Gastronomia cotidiana

  • Picanha Suína Com Molho de Mostarda

  • Lula à Milanesa

  • CEVICHE COM ABACAXI



Carne de Sol na MorangaVoltar

24/09/2014

Cozinhar é muito fácil!

Moganga (na Madeira), mogango ou bugango (nos Açores e regiões do Brasil de imigração açoriana) e moranga (no Brasil) são nomes vulgares, possivelmente com origem na língua quicongo, dados a algumas variedades de abóbora das espécies Cucurbita maxima, também conhecida na Madeira por abóbora amarela, e Cucurbita ficifolia, esta de polpa branca, conhecida noutras regiões por chila ou gila. Estas variedades de abóbora são muito apreciadas na Macaronésia e no Recôncavo Baiano. Nesta última região é comida em antigas comunidades quilombolas e em ritos de candomblé, recheada com carnes, peixes e mariscos.

Típica do nordeste brasileiro, a carne-de-sol, denominada também de carne-de-sertão, carne-do-ceará, carne serenada, carne-de-viagem, carne-mole, carne-do-vento, cacina ou carne acacinada, é um método de conservar alimentos de origem animal, salgando e secando ao sol peças de carne, em geral bovina e por extensão, o nome do alimento preparado deste modo. É, normalmente, confundido com carne seca.

Compartilho com vocês essa receita que une essas duas gostosuras. A receita requer tempo, mas vale a pena:

Ingredientes (rende 7 porções):

1 moranga de média para grande

1 kg de carne de sol dessalgada em cubos

Óleo o suficiente para fritar a carne

1 cebola branca média picada

1 tomate maduro médio picado

1/2 pimentão verde pequeno picadinho

1 dente de alho grande picado

4 colheres de sopa de tempero verde(cebolinha, coentro)

1 tablete de caldo de costela

1/2 xícara de azeite de oliva extra virgem

1 pitada de cominho

Um pouco de colorau

2 colheres de sopa de farinha de trigo

1 copo pequeno de água em temperatura ambiente

2 copos de requeijão cremoso

1 lata de creme de leite sem soro

Queijo ralado para polvilhar

Moranga

Lave a moranga por fora com uma escovinha em água corrente. Corte uma tampa redonda (não muito pequena), na parte de cima da moranga, com uma faca afiada. Retire os caroços, salgue a gosto por dentro, unte a moranga por fora com um pouco de azeite doce ou manteiga, para ela não ressecar.

Leve ao forno para assar embrulhada em papel alumínio com a parte brilhante voltada para a moranga até ela ficar macia (teste com um garfo pela parte da polpa para não furar a casca). Mais ou menos 1 hora em forno quente (o tempo de cozimento pode variar em função do forno)

Carne

Corte a carne em pedaços pequenos e dessalgue. Frite com pouco óleo até dourar e reserve

Recheio

Doure o alho no azeite doce, acrescente a cebola e mexa até ficar vidrada. Acrescente os pimentões e os tomates e mexa fazendo um refogado. Junte o cominho, o colorau, o tempero verde e o tablete de caldo de costela e misture muito bem.

Acrescente a farinha de trigo dissolvida na água para formar um creme (veja se há a necessidade de um pouco mais de água ou farinha, deve ficar um creme encorpado mais não duro). Acrescente 1 copo de requeijão cremoso, mexa até misturar por completo, coloque o creme de leite sem soro, misture outra vez e adicione a carne reservada sem o óleo da fritura.

Cozinhe mais um pouco e reserve (corrija o sal, o cominho e/ou o colorau se necessário).

Montagem

Com uma colher retirando um pouco da polpa (cuidado para não ferir a casca) misturando com leveza ao creme (com cuidado para não despedaçar a moranga dentro do creme). Espalhe parte do requeijão por dentro da moranga com o auxílio de uma colher, coloque o recheio intercalando com colheradas de requeijão cremoso, polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar.

PULO DO GATO

Unte a moranga por fora com um pouco de azeite doce ou manteiga, para ela não ressecar, sirva assim que sair do forno.

Até a próxima!

0 Comentários