Cozinhar é muito fácil!
A canjica é uma iguaria típica da culinária brasileira. Embora seja consumida o ano inteiro, o pico de demanda por essa sobremesa ocorre no período das festas juninas e julinas. Na região Nordeste é bastante consumida durante os festejos juninos, em que a mesma pode ser acompanhada com canela ou queijo de coalho, dependendo do gosto de quem consome. O termo é oriundo do quimbundo kanjika.
Fazer a canjica é fácil, mas os preparativos começam na véspera. A canjica, esse milho branco, tem que ficar de molho de um dia pro outro. Relembre essa deliciosa receita:
Ingredientes
1/2 kg de canjiquinha (quirela)
1 litro de água
1 peito de frango cortado em pedaços
1 cebola picada
Sal
Pimenta-do-reino
3 dentes de alho
4 pimentas-de-biquinho
1 folha de louro
1/2 limão
1 paio em pedaços (meia lua)
2 tomates picados sem pele e sem sementes
2 folhas de couve
Tire a água em que a Canjica estava repousada e aproveite-a para dissolver um tablete de caldo de frango. Deixe essa água com caldo descansando em uma panela.
Em um recipiente, coloque o frango e tempere com sal, pimenta-de-reino, alho, pimenta-de-biquinho, louro e 1/2 limão espremido. Deixe marinar por 30 minutos. Em uma panela, frite a 1/2 cebola picada com o frango que ficou marinando.
Coloque água e deixe cozinhar até que o frango solte do osso. Depois de solto, desfie grosseiramente. Na panela onde foi preparado o frango, frite a outra metade da cebola e coloque o paio. Doure e coloque o frango e os tomates.
Coloque o osso que foi solto para ferver. Depois, jogue essa água no frango. Misture o frango com a canjiquinha e deixe apurar.
Até a próxima!