Fábio Lenza - Gastronomia cotidiana

  • Picanha Suína Com Molho de Mostarda

  • Lula à Milanesa

  • CEVICHE COM ABACAXI



Canjiquinha MineiraVoltar

14/05/2015

Cozinhar é muito fácil!

 

A canjica é uma iguaria típica da culinária brasileira. Embora seja consumida o ano inteiro, o pico de demanda por essa sobremesa ocorre no período das festas juninas e julinas. Na região Nordeste é bastante consumida durante os festejos juninos, em que a mesma pode ser acompanhada com canela ou queijo de coalho, dependendo do gosto de quem consome. O termo é oriundo do quimbundo kanjika.

 

Fazer a canjica é fácil, mas os preparativos começam na véspera. A canjica, esse milho branco, tem que ficar de molho de um dia pro outro. Relembre essa deliciosa receita:

 

Ingredientes

1/2 kg de canjiquinha (quirela)

1 litro de água

1 peito de frango cortado em pedaços

1 cebola picada

Sal

Pimenta-do-reino

3 dentes de alho

4 pimentas-de-biquinho

1 folha de louro

1/2 limão

1 paio em pedaços (meia lua)

2 tomates picados sem pele e sem sementes

2 folhas de couve

 

Tire a água em que a Canjica estava repousada e aproveite-a para dissolver um tablete de caldo de frango. Deixe essa água com caldo descansando em uma panela.

 

Em um recipiente, coloque o frango e tempere com sal, pimenta-de-reino, alho, pimenta-de-biquinho, louro e 1/2 limão espremido. Deixe marinar por 30 minutos. Em uma panela, frite a 1/2 cebola picada com o frango que ficou marinando.

 

Coloque água e deixe cozinhar até que o frango solte do osso. Depois de solto, desfie grosseiramente. Na panela onde foi preparado o frango, frite a outra metade da cebola e coloque o paio. Doure e coloque o frango e os tomates.

 

Coloque o osso que foi solto para ferver. Depois, jogue essa água no frango. Misture o frango com a canjiquinha e deixe apurar.


Até a próxima!

0 Comentários