Fábio Lenza - Gastronomia cotidiana

  • Picanha Suína Com Molho de Mostarda

  • Lula à Milanesa

  • CEVICHE COM ABACAXI



Nhoque de batataVoltar

02/05/2015

Cozinhar é muito fácil!

 

Você conhece o gnocchi? Não? É claro que conhece! É nosso famoso nhoque (ou inhoque). O prato italiano é um clássico, sendo preparado de várias maneiras desde o Império Romano. É uma das minhas massas preferidas, por ser tão saborosa até sem molhos. Hoje trago a vocês a receita de Nhoque de batata. Confira:

 

INGREDIENTES:

1 quilo de batata

2 ovos

2 xícaras e ½ de chá de farinha de trigo

Farinha de trigo para polvilhar
Sal

 

Comece juntando as batatas em uma panela grande e encha de água até 2cm acima do nível das batatas, acrescentando sal logo em seguida. Tampe a panela e leve ao fogo alto, até chegar no ponto de fervura — a partir daí, diminua a temperatura do fogo e deixe cozinhar até as batatas ficarem macias. Tire a panela do fogo e escorra a água remanescente.

 

Descasque-as e passe no espremedor enquanto estiverem quentes. Bata os ovos um pouco e adicione ao purê de batata obtido, acrescentando a farinha e amassando delicadamente. Deixe tudo bem misturado.

 

Agora é a hora de dividir a massa em porções que pareçam pequenos travesseiros, de um pouco mais de 1,5cm de diâmetro e 2 de comprimento. Faça isso em cima de uma superfície com farinha. Organize-os em bandejas forradas com guardanapos e também polvilhadas.

 

Coloque-os com a mão (cuidado para não amassar!) em uma panela cheia d’água e sal. Quando boiarem, subindo à superfície, retire-os e escorra-os. Prontinho!

 

PULO DO GATO

O nhoque fica uma delícia com o molho da sua preferência. Eu recomendo um bom molho vermelho polvilhado com queijo parmesão ralado.

 

0 Comentários