Fábio Lenza - Gastronomia cotidiana

  • Picanha Suína Com Molho de Mostarda

  • Lula à Milanesa

  • CEVICHE COM ABACAXI



Paella Tradicional de Frutos do MarVoltar

03/05/2015

Cozinhar é muito fácil!

 

Uns falam “paelha”. Outros, “paeja”. O que importa é o seguinte: o prato típico da Espanha e dos nossos irmãos latinos é uma delícia. O nome vem da frigideira específica utilizada na preparação do prato, a paellera. Hoje compartilho a receita caseira da paella, feita de frutos do mar. Acompanhe:

 

INGREDIENTES
300g de mexilhão fresco e limpo

300g de polvo fresco e limpo, cortado em pedaços

300g de lula fresca e limpa, cortada em anéis

600g de camarão, frescos e inteiros

200g de vagem

2 xícaras e ½ de chá de arroz parbolizado

½ xícara de chá de azeite

2 colheres de sopa de açafrão

1 cebola picada

4 dentes de alho amassados

Sal e pimenta a gosto

 

Comece lavando o arroz, deixando escorrer toda a água. Deixe de lado e ferva água com os mexilhões, até que eles se abram — se você estiver usando mexilhões sem casca, deixe por cinco minutos. Separe (incluindo o caldo) e reserve.

 

Em uma panela com fundo raso e larga, aqueça o azeite e frite a cebola e o alho. Eles devem ficar douradinhos depois de 3 minutos. Acrescente o arroz e o polvo e frite por outros 3 minutos.

 

Junte o caldo que você reservou (dos mexilhões) e o alçafrão, mexendo bem até que dissolva. Deixe cozinhar por 10 minutos. Cozinhe o arroz por 20 minutos em uma panela tampada, colocando mais água.

 

Coloque a lula e a vagem, além de metade dos camarões e deixe cozinhando por cinco minutos. Finalmente, coloque a outra metade dos camarões, o mexilhão e cozinhe por outros cinco. Coloque a pimenta e pronto, você está preparado para saborear uma paella tradicional!

 

PULO DO GATO

Se você preferir, pode trocar a vagem por ervilha.

 

Até a próxima!

 

0 Comentários