Fábio Lenza - Gastronomia cotidiana

  • Picanha Suína Com Molho de Mostarda

  • Lula à Milanesa

  • CEVICHE COM ABACAXI



Pastel FolhadoVoltar

20/05/2015

Cozinhar é muito fácil!

 

Costumo achar que pastéis tradicionais dão muito trabalho para se fazer em casa… é melhor aproveitá-los na feira mesmo. Entretanto, algumas alternativas aparecem e são muito gostosas e similares ao clássico pastel. Normalmente escolho fazer um pastelzinho folhado, com um “mix” de recheios. Carne, frango, queijo… Hoje compartilho uma receita para você aprender a como fazer a massa. É mais simples do que parece, viu?

 

INGREDIENTES

½kg de farinha de trigo (não fermentada)

250g de manteiga (ou margarina)

2 copos d’água

½ colher de sopa de manteiga (ou margarina)

Sal a gosto

Recheio de sua escolha (carne, frango, queijo, palmito… não faltam opções!)

 

Comece peneirando a farinha. Depois, adicione sal e a ½ colher de sopa de manteiga. Misture tudo, adicionando água aos poucos. É preciso sovar bastante essa massa, pois o ponto é duro. Se a massa não estiver mais agarrando na tábua ou mesa, está perfeitamente no ponto.

 

Divida a massa em pedaços e use um rolo para achatá-la. Descanse-a por trinta minutos, derreta a manteiga e jogue por cima dos pedaços da massa, sem exagerar. Espalhe-a em toda a massa e enrole-a como um rocambole. Coloque na geladeira durante uma hora, até firmar. Corte pequenos pedaços e recheie com sua escolha.

 

Frite na gordura, a 180ºC. Diminua o fogo caso necessário e prontinho!

 

PULO DO GATO

 

Tome bastante cuidado na hora de enrolar a massa, para que ela não abra ou fique frouxa.

 

Até a próxima!

 

0 Comentários