Fábio Lenza - Gastronomia cotidiana

  • Picanha Suína Com Molho de Mostarda

  • Lula à Milanesa

  • CEVICHE COM ABACAXI



Quinoa de FornoVoltar

03/05/2015

Cozinhar é muito fácil!

 

Hoje relembro uma receita que usa a quinoa em dois pratos diferentes, uma usando frango e outra, atum. Amplamente consumida na região dos Andes, a quinoa é considerada um pseudo cereal. Isto é, ela possui os mesmos nutrientes que os cereais propriamente ditos, como arroz e trigo, mas suas características de plantio e crescimento são diferentes.

 

A quinoa é um alimento de alto valor biólogo, ou seja, possui todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo precisa para funcionar corretamente. Ela também é fonte de cálcio, ferro e ácidos graxos ômega 3 e 6. Como qualquer cereal, é muito rica em fibras, sendo portanto uma ótima fonte de carboidratos para a alimentação. Além disso, a quinoa possui quantidades importantes de vitaminas do complexo B.

 

INGREDIENTES

4 xícaras (chá) de quinoa (branca ou vermelha ou preta)

Atum

3 colheres (sopa) de azeite

2 dentes de alho picados

3 xícaras (chá) de atum

½ xícara (chá) de cebolinha

½ xícara (chá) de azeitona picada

Sal a gosto

Frango desfiado

3 colheres (sopa) de azeite

1 xícara (chá) de cebola picada

3 xícaras (chá) de frango desfiado

1 xícara (chá) de tomate picado

1 xícara (chá) de caldo de frango

Sal a gosto

 

Complementos

Abobrinha ralada

Tomate em cubos

Milho verde

Ervilha

Cenoura ralada

Brócolis em pedaços

Queijo cottage

Mussarela fatiada

Parmesão ralado

Salsinha picada

Cebolinha picada

 

Atum: em uma panela, doure o alho no azeite. Acrescente o atum, a cebolinha, a azeitona e refogue um pouco. Acerte o sal. Reserve.

 

Frango desfiado: em uma panela, coloque um pouco de azeite, doure a cebola e coloque o frango, o tomate e o caldo de frango. Acerte o sal. Reserve.

Montagem

Atum: em uma travessa, coloque em camadas o arroz, o atum, legumes. Cubra com mussarela e parmesão e leve ao forno alto para gratinar.

 

Frango: em uma travessa, coloque em camadas a quinoa, o frango e os legumes. Cubra com queijo cottage e parmesão e leve ao forno alto para gratinar.

 

Pulo do gato:

Fique de olho nos benefícios da quinoa. Ela é considerada um alimento completo, rico em fibras, proteínas e vitaminas e que pode ser uma aliada no emagrecimento. Sua utilização é muito versátil e além de compor a refeição, ela também pode ser utilizada em sucos, iogurtes e frutas. Essa receita pode ser uma opção vegetariana se não acrescentar o atum e o frango.

 

Até a próxima!

0 Comentários