Fábio Lenza - Gastronomia cotidiana

  • Picanha Suína Com Molho de Mostarda

  • Lula à Milanesa

  • CEVICHE COM ABACAXI



Surf and TurfVoltar

12/06/2015

Cozinhar é muito fácil!

 

Surf and turf ou surf ‘n’ turf é o principal prato que combina frutos do mar e carne. É muito encontrado na Austrália, na América do Norte e às vezes nos típicos pubs britânicos.

 

Os frutos do mar mais usados são lagosta ou camarão. E a carne geralmente é o filé mignon, mas podem ser usados outros cortes.

 

O nome Surf and Turf foi muito usado nos anos 60 e 70. E tem sido resgatado por chefs mais recentes como Thomas Keller, proprietário do famoso 3 estrelas Michelin, Bouchon em Yountville na região de Napa Vale na Califórnia.

 

Quero aqui apresentar uma receita fácil desse prato com lagostim e filé, ambos grelhados na frigideira.

 

Ingredientes para 6 pessoas

1,2 kg de filé mignon

200 gr de shiitake

Vinho branco

6 lagostins

Alho

Manteiga

Sal e pimenta do reino a gosto

 

Com uma tesoura faça um corte longitudinal nas costas de cada lagostim, puxe a carne para fora, tempere com alho, sal e pimenta do reino. Corte o filé em 6 medalhões, sele-os numa frigideira pré-aquecida até o ponto de sua preferência, reserve em um recipiente fechado, faça um molho na mesma frigideira com um copo pequeno de vinho branco, duas colheres de manteiga e shiitake picado, reduza.

 

Ao mesmo tempo grelhe na manteiga os lagostins em outra frigideira, não grelhe muito, pois frutos do mar “emborracham” quando muitos cozidos.

 

Sirva com purê de batatas e com o molho sobre o filé. Fica muito bom.

 

PULO DO GATO

Tempere os filés, após selar, só com sal. Ao tirar os lagostins para fora da casca conte com o auxílio de uma colher.

 

0 Comentários