Fábio Lenza - Gastronomia cotidiana

  • Picanha Suína Com Molho de Mostarda

  • Lula à Milanesa

  • CEVICHE COM ABACAXI



Bolo de CocoVoltar

18/07/2015

 

Cozinhar é muito fácil!

 

Eu sou um grande fã de bolos — e de qualquer tipo. De chocolate, de morango, de frutas… Entretanto, um bolo que recentemente comi e tinha esquecido o quão bom era é o bolo de coco. É exótico na medida certa, doce mas não tão doce, não é leve nem pesado demais… Vamos aprender como fazer?

 

INGREDIENTES

MASSA

4 ovos

1 colher de sopa de fermento

½ xícara de chá de margarina

2 xícaras de chá de farinha de trigo (peneirada)

2 xícaras de chá de açúcar

1 vidro de leite de coco (200ml)

 

EMBEBER

200ml de leite de coco

½ xícara de chá de leite

½ xícara de chá de açúcar

 

RECHEIO

1 embalagem de brigadeiro

350ml de leite

100g de coco ralado

 

COBERTURA

Chantili a gosto

100ml de leite

100g de flocos de coco

 

Vamos começar pela massa. Comece untando duas formas redondas, uma menor que a outra. Deixe-as de lado e vá até a batedeira: bata a margarina e o açúcar até encorparem. Separe as gemas das claras e bata até surgir um creme claro.

 

Diminua a velocidade e adicione o leite de coco, além da farinha e o fermento em pó, lentamente. Bata bem, até que a massa fique homogênea. Retire da batedeira e acrescente as claras (em neve) lentamente. Distribua nas formas reservadas até a metade de cada uma e leve ao forno médio por 40 minutos em 180ºC.

 

Agora vamos preparar o líquido para embeber esse bolo, para que ele não fique seco demais. É só misturar todos os ingredientes em uma tigela e reservar, por enquanto.

 

Enquanto o bolo vai assando, vamos fazer o recheio. Junte o brigadeiro e o leite, leve ao forno mexendo até ferver — você pode fazer seu próprio brigadeiro em vez de comprar pronto. Retire e deixe esfriar.

 

É hora de montar. Tire as massas das formas e corte-os ao meio (na horizontal). Embeba as metades do bolo (ainda quente) com a mistura obtida anteriormente. Recheie com o brigadeiro e polvilhe com o coco. Cubra com a massa maior e espere esfriar.

 

Agora é só fazer a cobertura. Bata o chantili com o leite, coloque em cima e salpique os flocos de coco. Prontinho!

 

PULO DO GATO

Se o gosto de coco for muito para você, cubra com mais brigadeiro! Aí a mistura entre chocolate e coco será mais harmoniosa.

 

0 Comentários