Fábio Lenza - Gastronomia cotidiana

  • Picanha Suína Com Molho de Mostarda

  • Lula à Milanesa

  • CEVICHE COM ABACAXI



Bolo mil folhasVoltar

21/07/2015

Cozinhar é muito fácil!

 

Eu sou o fã número um de massa folhada. Tem algo sobre a textura de algo folhado que me apetece muito: é como dar uma mordida em um pedaço do céu, não é mesmo? Uma sobremesa ou lanche que me dá essa mesma sensação é o bolo mil folhas, perfeito para aqueles dias onde se quer algo doce, mas não muito pesado. Hoje compartilho a minha receita preferida com você. Confira:

 

INGREDIENTES

1 rolo de massa folhada congelada

5 gemas

2 colheres de chá de essência de baunilha

4 xícaras de chá de leite

¾ de xícara de chá de maisena

⅔ de xícara de chá de açúcar

2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro

 

Primeiro vamos preparar o creme, o recheio do nosso bolo. Coloque em uma vasilha as gemas e o açúcar e bata até atingir um ponto bem esbranquiçado. Coloque a maisena e mexa bem. Deixe essa mistura reservada.

 

Coloque, em uma panela, o leite e a baunilha. Em fogo baixo, deixe o leite chegar quase ao ponto de fervura. Desligue e misture as duas misturas! Volte tudo à panela e vá mexendo bem, até engrossar. Desligue o fogo e leve o creme à geladeira, coberto com papel filme. Deixe até gelar. Retire e mexa até a conscistência de creme voltar.

 

Agora vamos fazer a massa. Corte a massa congelada no tamanho que você deseja que o bolo fique. Coloque em uma assadeira e leve ao forno por pouquíssimos minutos — até dourar. Faça o mesmo com o outro lado. Repita o processo para quantas camadas desejar.

 

Só falta montar: coloque uma camada de massa, outra de creme e, para finalizar, polvilhe com o açúcar de confeiteiro. Prontinho!

 

PULO DO GATO

Se você quiser dar ainda mais sabor à receita, pode usar alguma cobertura, como chocolate, brigadeiro ou creme de avelã.

 

Até a próxima!

 

0 Comentários