Fábio Lenza - Gastronomia cotidiana

  • Picanha Suína Com Molho de Mostarda

  • Lula à Milanesa

  • CEVICHE COM ABACAXI



Torta de maçã com creme inglêsVoltar

23/07/2015

Cozinhar é muito fácil!

 

Poucas coisas na cozinha têm um gosto tão especial quando combinadas. Uma dessas coisas é a maçã e a canela. O doce e molhado de um contra o árido e terreno de outro causam uma explosão de sabores incomparável! Com essa receita de torta de maçã, que une esse dois ingredientes, não poderia ser diferente. Relembre:

 

Ingredientes:

Cobertura

1 xícara (chá) de farinha de trigo (115 g)

½ xícara (chá) de açúcar (95 g)

1 colher (chá) de canela em pó

½ xícara rasa (chá) de manteiga em pedaços (85 g)

 

Massa

1 xícara (chá) de manteiga sem sal em temperatura ambiente (175 g)

1 xícara (chá) de açúcar (175 g)

raspas da casca de 1 limão

3 ovos

¾ xícara (chá) de farinha de trigo com fermento peneirada (175 g)

3 colheres (sopa) de leite

5 maçãs Gala sem casca fatiadas e passadas no suco de 1 limão

2 colheres (sopa) de farinha de trigo misturada com 1 colher (chá) de canela

 

Creme Inglês

1 litro de leite

1 colher (chá) de essência de baunilha

1 colher (sopa) de amido de milho

5 gemas peneiradas

125 g de açúcar

 

Numa tigela coloque 1 xícara (chá) de farinha de trigo, ½ xícara (chá) de açúcar, 1 colher (chá) de canela em pó e misture. Adicione ½ xícara rasa (chá) de manteiga em pedaços e com as pontas dos dedos misture até formar uma massa esfarelada. Leve para gelar por 30 minutos.

 

Coloque numa batedeira 1 xícara (chá) de manteiga sem sal em temperatura ambiente e 1 xícara (chá) de açúcar e bata bem até formar uma mistura cremosa (5 minutos). Com a batedeira ligada adicione raspas da casca de 1 limão, 3 ovos e bata bem. Desligue a batedeira, acrescente ¾ xícara (chá) de farinha de trigo com fermento peneirada e misture. Junte 3 colheres (sopa) de leite e misture delicadamente.

 

Numa tigela misture 5 maçãs Gala sem casca fatiadas e passadas no suco de 1 limão com 2 colheres (sopa) de farinha de trigo misturada com 1 colher (chá) de canela.

 

Numa fôrma redonda e de fundo falso (23 cm de diâmetro) untada e enfarinhada coloque a massa (feita acima) e espalhe bem. Distribua as maçãs fatiadas e misturadas com farinha.

 

Retire a cobertura da geladeira (reservada acima) e passe pelo ralador para formar uma farofa. Espalhe esta farofa sobre as maçãs e leve para assar em forno médio pré-aquecido a 180°C por +/- 1 hora. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme com cuidado e sirva em seguida com creme inglês.

 

Numa panela coloque 1 litro de leite, 1 colher (chá) de essência de baunilha, 1 colher (sopa) de amido de milho, 5 gemas peneiradas, 125 g de açúcar e misture bem. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo e deixe esfriar. Utilize em seguida.

 

0 Comentários