Fábio Lenza - Gastronomia cotidiana

  • Picanha Suína Com Molho de Mostarda

  • Lula à Milanesa

  • CEVICHE COM ABACAXI



Bolo de laranja e amêndoasVoltar

12/08/2015

Cozinhar é muito fácil!

 

Fazer bolo é uma coisa corriqueira para muita gente, principalmente para donas de casa que fazem questão de ter sempre um bolo fresquinho ao alcance das visitas e dos moradores da casa. Hoje relembro, portanto, uma receita tradicional espanhola de bolo de laranja de deixar todo mundo babando. Vai ser impossível não repetir.

 

As laranjas são usadas inteiras e cozidas em fogo brando até ficarem bem macias para depois serem picadas. Usar laranjas inteiras aumenta o teor de fibra e vitamina C deste bolo. Pesquisas provam que há uma ligação entre o consumo regular de vitamina C e a preservação da função intelectual em idosos, e como o bolo é feito sem farinha, é adequado para pessoas que seguem uma dieta isenta de glúten ou de trigo.

 

INGREDIENTES

2 laranjas, cerca de 228 g no total, lavadas, escovadas e grosseiramente picadas (com a casca)

5 ovos, com a gema separada da clara

200 g de açúcar

225 g de amêndoas finamente moídas

2 colheres (sopa) de amêndoas em lâminas (lascas)

Açúcar de confeiteiro peneirado para decorar

 

Ponha as laranjas picadas numa panela pequena, descartando os caroços. Acrescente 1 colher de sopa de água, tampe e cozinhe em fogo brando por 30 minutos ou até as laranjas ficarem macias e o excesso de líquido ter evaporado. Deixe esfriar.

 

Preaqueça o forno a 180ºC. Forre com papel-manteiga o fundo e os lados de uma forma de bolo com fundo removível de 23 cm de diâmetro. Pique bem as laranjas no processador de alimentos ou liquidificador ou com uma faca grande.

 

Coloque as claras numa tigela grande e bata bem até ficarem em neve. Aos poucos, acrescente metade do açúcar e bata por 1 minuto.

 

Com o mesmo batedor, em outra tigela, bata as gemas com o restante do açúcar por 2 a 3 minutos ou até ficarem esbranquiçadas e bem espessas. Adicione as laranjas bem picadas e junte cuidadosamente as amêndoas moídas.

 

Acrescente 3 colheradas das claras em neve para suavizar a mistura e depois adicione o restante das claras com uma colher de metal. Transfira a massa para a forma já preparada e nivele a superfície. Salpique com as amêndoas em lâminas.

 

Asse por 50 a 55 minutos ou até o bolo estar dourado e um palito inserido no centro sair limpo. Verifique o bolo depois de 20 minutos e novamente aos 30 minutos, e cubra-o com papel-alumínio se estiver escurecendo muito rapidamente.

 

Deixe esfriar na forma e depois desenforme; retire o papel e transfira o bolo para um prato apropriado. Polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir.

 

PULO DO GATO

O bolo é mais gostoso se consumido em até dois dias.

 

Até a próxima!

 

0 Comentários