Fábio Lenza - Gastronomia cotidiana

  • Picanha Suína Com Molho de Mostarda

  • Lula à Milanesa

  • CEVICHE COM ABACAXI



Empadão de FrangoVoltar

27/08/2015

Cozinhar é muito fácil!

 

Um quitute brasileiro que faz grande sucesso mundo em todo o território nacional é a empada. Se bem feita, combina maciez e suculência com o sabor do frango ou do recheio escolhido. Se você estiver com vontade de dividir uma empada com a família, uma ótima opção é o “empadão” caseiro! Confira essa ótima receita que já fiz para meus filhos:

 

INGREDIENTES:

 

Massa:

400g de farinha de trigo

200g de manteiga gelada

1 ovo batida

1 gema de ovo batida

1 gema de ovo para pincelar a massa

6 colheres de sopa de leite

 

Recheio:

1kg de peito de frango desossado

1 lata de molho de tomate

1 lata de milho verde

3 cubos de caldo de galinha

2 dentes de alho picados e amassados

1 cebola média picada

1 tomate picado sem pele

1 colher de sopa de azeite

1 colher de sopa de farinha de trigo

Cheiro verde picado

Azeitonas picadas

 

Primeiro comece pela massa: misture, em uma tigela, a farinha de trigo e a manteiga, até que se obtenha uma farofa. Vá acrescentando os outros ingredientes, amassando tudo muito bem para obter uma massa lisa. Embrulhe em papel filme e leve à geladeira, por 30 minutos. Divida a massa em duas. Pegue uma parte para forrar a assadeira e a outra para cobrir o recheio. Não esqueça de pincelar o empadão com a gema de ovo depois de ter feito o recheio.

Para o recheio, comece cozinhando o peito de frango. Depois, desfie-o e deixe reservado. Em uma panela, frite a cebola no azeite, sem deixar dourar. Coloque o alho e frite ainda mais. Hora de acrescentar o frango já desfiado. Dissolva o caldo de galinha em meia xícara de água quente e junte ao refogado.

 

Coloque a farinha de trigo e mexa sem parar um segundo, até que obtenha-se uma aparência cremosa. Junte o resto dos ingredientes, mexendo bem. Prontinho! Espere esfriar e coloque em cima da massa e cubra com a outra metade, levando ao forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos. Tirou e pode servir!

 

PULO DO GATO

Essa receita é muito versátil. Se você preferir outro recheio em vez de frango, pode usar. Se preferir colocar um pouco de palmito, também!

 

Até a próxima!

 

0 Comentários