Cozinhar é muito fácil!
Em 1980 quando comecei a estudar na UnB em Brasília, morava na Asa Sul e tinha que pegar um ônibus para a Rodoviária e daí outro para a UnB, passava correndo na Pastelaria Viçosa e comprava um pastel de carne para ir comendo dentro do ônibus, delicioso. Outro dia, 35 anos depois fui com minha esposa na Rodoviária renovar nossos passaportes na central de atendimento Na Hora e passamos na frente da Pastelaria Viçosa, não resistimos, tivemos que comer pastel de carne com caldo de cana, maravilhoso. Adoro pastéis, especialmente os de carne, por isso quero compartilhar aqui com vocês essa receita de pastel, bem simples.
Ingredientes para uma porção de pastéis:
3 colheres (sopa) de óleo
1 ovo
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
Sal a gosto
Bata todos os ingredientes no liquidificador junto com 1/2 xícara (chá) de água morna, menos a farinha de trigo. Acrescente aos poucos, 1 xícara (chá) de farinha e bata até obter uma mistura homogênea.
Coloque o restante da farinha sobre uma superfície lisa e faça um buraco no meio. Despeje a mistura no buraco e amasse bem com as mãos até a massa ficar ligada.
Abra a massa com um rolo ou na máquina de macarão até ficar bem fina e estenda-a sobre uma superfície polvilhada com farinha.
Espalhe sobre metade da massa porções de carne moída, temperada com cebola, cubinhos de tomate e lascas de azeitona e cubra com o restante da massa, apertando bem as bordas entre cada porção (pastel).
Corte os pastéis com uma carretilha ou faca e frite em óleo quente. Escorra com uma escumadeira e coloque em travessa forrada com papel toalha.
PULO DO GATO
Coloque 1 colher (sopa) de álcool, cachaça ou vodca na hora de bater no liquidificador, isso ajuda a massa a ficar crocante com aquelas bolhinhas.