Fábio Lenza - Gastronomia cotidiana

  • Picanha Suína Com Molho de Mostarda

  • Lula à Milanesa

  • CEVICHE COM ABACAXI



Risoto de camarãoVoltar

16/08/2015

Cozinhar é muito fácil!

 

Risoto é uma delícia. Camarão também. Alguém muito inteligente teve a ideia genial de unir os dois. E o resultado, bem, é melhor ainda! Te ensino a fazê-lo com um pouquinho de esforço para impressionar família e amigos em uma ocasião especial!

Você vai precisar de 50 minutos e os ingredientes a seguir, que rendem quatro porções grandes. Relembre:

 

INGREDIENTES

400 gramas de camarão cinza (limpo)

1 cubo de caldo de camarão (pronto)

3 xícaras de chá de arroz branco (de preferência arbório)

1/2 xícara de chá de pimentão verde cortado em cubinhos

1 tomate sem semente cortado em cubinhos

Cheiro verde picado

2 colheres de extrato de tomate

2 dentes de alho

1 colher de sopa de azeite

Sal a gosto

½ limão

 

O primeiro passo é temperar o camarão (já limpo) no limão e sal, e deixa-lo de lado por dez minutos enquanto você faz o arroz. Depois de cozinhar o arroz, é preciso colocar água até cobri-lo na panela, sobrando uns 2 centímetros. Ao salga-lo, lembre-se que o cubo de caldo de camarão já é bem salgado. Cozinhe (de novo) o arroz em fogo baixo até que toda a água evapore. Depois disso, tire a panela do fogo (e deixe-a destampada).

 

Agora é a hora do camarão. Antes de tudo, certifique-se que você está utilizando uma frigideira grande o suficiente para caber todos os camarões. Depois disso, doure o alho e coloque todo o camarão, tomate, pimentão, cheiro verde, extrato de tomate e o cubo de caldo na frigideira. Adicione água para que haja molho suficiente para encobrir o camarão e cozinhe em fogo baixinho por 5 minutos.

 

Agora você pode tirar o arroz da panela e coloca-lo em uma vasilha. Ele deve estar grudado, então passe bem o garfo para soltar os grãos. Misture bem o camarão com o molho, e depois misture com o arroz. Agora é só servir!

 

PULO DO GATO

Se você quiser dar ainda mais sabor ao prato, adicione um pouco de requeijão, que além do gosto dá uma cremosidade especial! Só cuidado para não deixar o prato muito pesado.

 

Até a próxima!

 

0 Comentários