Fábio Lenza - Gastronomia cotidiana

  • Picanha Suína Com Molho de Mostarda

  • Lula à Milanesa

  • CEVICHE COM ABACAXI



Tapiocas DiversasVoltar

24/08/2015

Cozinhar é muito fácil!

Você sabia que a mandioca era a base da alimentação brasileira antes da colonização portuguesa? No Nordeste do Brasil, a tapioca era usada como alternativa ao pão, que não existia ainda por aqui. Diversos povos indígenas começaram a consumí-la e se transformou na base de alimentação dos escravos no Brasil.

Hoje, o prato é consumido mundialmente pela sua facilidade e sabor, com diversos tipos de recheios possíveis! Hoje eu relembro dois: calabresa e doce de leite, que rendem aproximadamente 25 porções. Vamos aos ingredientes:

MASSA

– ½ quilo de farinha para tapioca (bijou)

– Água suficiente para dar o ponto

– Sal a gosto

CALABRESA

– 1 quilo de linguiça calabresa cortadas em rodelas bem finas

– 2 colheres de sopa de óleo

– 4 dentes de alho

– 1 cebola média picada

DOCE DE LEITE

– 1 lata de doce de leite cremoso (350g)

Para fazer a massa, coloque a farinha em uma tigela, adicionando água até cobri-la e ficar aproximadamente dois dedos acima. Deixe de lado até o dia seguinte, retire toda a água e esfarele a massa obtida. Passe por uma peneira e acrescente sal.

Aí, é só colocar numa frigideira antiaderente no formato de uma panqueca e ligar o fogão. Quando estiver pronta, a massa ficará unida. Cuidado para não escurecer e vire do outro lado.

Para rechear com calabresa, doure alho e cebola e adicione a linguiça em uma panela com óleo. Só adicionar em cima da massa de tapioca e enrolar. Para o doce de leite, ainda mais fácil. Só colocar sobre a massa.

PULO DO GATO

Se você quiser fazer a tapioca com mais rapidez, uma dica é comprar massas prontas nos supermercados. São bem mais simples, mas não ficam tão gostosas.

Até a próxima!

 

0 Comentários