ozinhar é muito fácil!
O Chile é um país sul americano com uma culinária muito única. Também, pudera: com o frio que faz naquela terra, a comida não pode só encher e saciar, mas também esquentar bem e deixar todo mundo alegre. Uma receita que sempre me traz felicidade é a clássica empanada chilena, que está se tornando febre no Brasil graças ao sabor e facilidade no preparo.
A receita que apresento hoje é a empanada clássica, mas o recheio pode mudar conforme sua preferência. Que tal surpreender os amigos com essa iguaria? Acompanhe:
INGREDIENTES
Recheio
1kg de cebola picada
500g de carne moída
200g de azeitona verde sem caroço
100g de passas brancas secas
6 ovos cozidos (cortados em quatro pedaços)
1 colher de sopa de páprica (picante)
1 colher de sopa de cominho
Massa
1kg de farinha de trigo
½ litro de água morna
5g de fermento seco para pão
2 colheres de sopa de banha de porco (ou qualquer tipo de gordura)
1 colher de sopa de sal
É preciso começar pelo recheio. Em uma panela, coloque carne e azeite até fritar e adicione a cebola e frite tudo, sem queimar. Acrescente páprica, cominho e sal e deixe fritando por vinte minutos, mexendo de vez em quando. O recheio tem de ficar bem seco — mas não confunda o seco com algo passado, não apetitoso.
Agora é a vez da massa. Você pode fazer manualmente ou com uma máquina panificadora. É só colocar todos os ingredientes, começando pelos líquidos e amassar bastante até a massa ficar macia, elástica e sem grudar.
Se você preferir fazer manualmente, é só inverter: ingredientes secos primeiros, líquidos depois (assim como a banha e a gordura), e sovar até o ponto descrito. Deixe a massa descansar coberta por 20 minutos.
Depois, faça bolinhas de cerca de 80g e abra com um rolo. Ela deve ficar com uma espessura média, nem grossa nem fina. Recheie, feche a massa com as mãos e pincele com gema de ovo!
Leve ao forno de 180ºC, logo acima da grade do forno, por 20 a 30 minutos — até dourar. Retire, deixe esfriar para não se queimar e bon appetit!
PULO DO GATO
Fez uma vez? Quer fazer de novo? O melhor da empanada chilena é a possibilidade de fazer diversos tipos de recheio. Já vi até empanada doce, e era uma delícia! Fica a dica.
Até a próxima!