Fábio Lenza - Gastronomia cotidiana

  • Picanha Suína Com Molho de Mostarda

  • Lula à Milanesa

  • CEVICHE COM ABACAXI



Ragu de Calabresa com Creme de BatataVoltar

17/09/2015

Cozinhar é muito fácil!

 

O Ragu é um tradicional molho a base de carne cozida, uma tradição de origem italiana usado na culinária brasileira, principalmente paulista de origem italiana. É um tempero para massas, o dito molho da “mamma” para macarronada de domingo. No entanto, eu gosto tanto de comer Ragu que, me perdoem os italianos, mas um bom acompanhamento também cai muito bem!

Relembro com vocês essa receita que acrescenta calabresa e leva um creme de batata baroa e um molho de cogumelos. Fica bem diferente.

Ingredientes

Ragu

2 colheres (sopa) de azeite

150g de carne moída bovina (patinho) triturada com 150g de calabresa

300g de molho de tomate

60ml de vinho tinto

4 tomates sem pele e sem sementes picados

1 cebola picada

5 dentes de alho picados

1 alho poró picado

canela em pó a gosto

salsa picadinha, sal, azeite e pimenta-do-reino moída a gosto

Creme de batata

10 batatas baroa sem casca picadas

1 tablete de manteiga (200g)

1 xícara (chá) de creme de leite fresco

sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Molho de cogumelos

2 colheres (sopa) de manteiga

4 dentes de alho amassados

300g de cogumelos frescos

sal e pimenta-do-reino moída a gosto

salsinha picadinha a gosto

Numa panela com 2 colheres (sopa) de azeite refogue 150 g de carne moída triturada com 150 g de calabresa. Adicione 300 g de molho de tomate e misture. Acrescente 60 ml de vinho tinto, 4 tomates sem pele e sem sementes picados, 1 cebola picada, 5 dentes de alho picados, 1 alho poró picado, canela em pó a gosto, ciboulette picadinha, salsa picadinha, sal, azeite e pimenta-do-reino a gosto, misture e deixe reduzir (+/- 30 minutos).

Coloque 10 batatas baroa sem casca picadas numa panela com bastante água fervente, em fogo médio até as batatas ficarem cozidas. Retire do fogo e escorra. Transfira as batatas para um espremedor e amasse-as. Volte as batatas amassadas para a panela em fogo médio, adicione 1 tablete de manteiga,  1 xícara (chá) de creme de leite fresco, sal e pimenta-do-reino a gosto e misture bem até formar um creme homogêneo. Retire do fogo e reserve.

Numa panela em fogo médio derreta 2 colheres (sopa) de manteiga e refogue 4 dentes de alho amassados. Adicionar 300 g de cogumelos frescos tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto, misture e refogue por 5 minutos. Desligue o fogo, junte a salsinha picadinha a gosto e misture.

Em cumbuquinhas coloque uma porção de creme de batata baroa, uma porção de ragu de carne, uma porção de molho de cogumelos e sirva em seguida.

Até a próxima!

 

0 Comentários