Fábio Lenza - Gastronomia cotidiana

  • Picanha Suína Com Molho de Mostarda

  • Lula à Milanesa

  • CEVICHE COM ABACAXI



Tortinha de LimãoVoltar

18/09/2015

Cozinhar é muito fácil!

 

Sou o fã número um dos doces que são levemente azedos. Dão uma água na boca… O ponto positivo é que dá pra comer vários sem ficar enjoado do excesso de açúcar, podendo aproveitar de montão os sabores. Que tal fazer uma tortinha de limão, que é minha receita preferida de doce/azedo? Anote:

 

INGREDIENTES

4 claras

1 caixa e 8 colheres de sopa de creme de leite

1 caixa de leite condensado

2 xícaras de chá de farinha de trigo

8 colheres de sopa de açúcar

5 colheres de sopa de suco de limão

4 colheres de sopa de manteiga

1 colher de sopa de fermento em pó

1 pitada de sal

 

Comece peneirando a farinha de trigo com o sal e o fermento em uma tigela. Abra um buraquinho e coloque quase toda a manteiga e 8 colheres de sopa de creme de leite. Vá misturando bem, até que a massa fique lisa e embrulhe com filme plástico. Leve a geladeira por trinta minutos.

 

Preaqueça o seu forno, em temperatura média (180ºC). Pegue a massa e forre o fundo e as laterais de 10 assadeiras pequenas, com capacidade para 150ml, untadas com a manteiga que você guardou.

 

Leve ao forno por 12 minutos ou até dar uma douradinha. Retire do forno e reserve. Bata o leite condensado e o suco de limão até encorpar, em uma tigela, acrescentando 1 caixa do creme de leite e as raspas da casca de limão depois. Bata por mais um minuto e reserve.

 

Agora, bata as claras na batedeira até picos firmes serem adquiridos. Sem parar de bater, vá adicionando açúcar lentamente, até obter um merengue firme. Distribua o recheio sobre as 12 massas e volte ao forno em temperatura baixa (150ºC) por 13 minutos. Depois, tire do forno, leve a geladeira e prontinho!

 

PULO DO GATO

Estabeleça o seu balanço predileto entre o azedinho do limão e o doce do açúcar, conforme seu paladar.

 

Até a próxima!

 

0 Comentários