Cozinhar é muito fácil!
Imagine a cena: rodízio de comida oriental, cheio de opções: sushis, sashimis, rolinhos, temakis… e o bom e velho guioza. Se fosse por mim, todo rodízio oriental seria composto por guiozas bem feitos. É absolutamente delicioso e suculento. O prato nasceu na China, mas se popularizou em outros países da Ásia, como o Japão, antes de dominar o mundo com seu sabor. Confira como fazer em casa:
INGREDIENTES
Massa:
1kg de farinha
400ml de água quente
Recheio:
Carne de porco moída
1 maço de cebolinha (picada)
½ repolho (picado)
3 colheres de sopa de saquê próprio para cozinhar
1 colher de gengibre ralado
Óleo de gergelim
Molho shoyu
Sal e pimenta a gosto
Vamos começar fazendo a massa. Coloque a farinha em um recipiente, acrescentando água fervendo aos poucos, sovando bem até que se forme uma massa que não gruda nas mãos. Depois, estique-a, deixando bem fina, e corte-a em fatias circulares e reserve.
Hora do recheio: coloque um pouco e óleo e deixe a carne fritar um pouco em uma panela, colocando sal, pimenta e o gengibre ralado. Pode deixar cozinhando até a água praticamente acabar.
Depois, adicione o repolho e a cebolinha, cozinhando por alguns minutos para reduzir a água que o repolho soltou. Agora, acrescente o saquê e misture bem. Hora da montagem: coloque o recheio dentro da massa e feche.
Depois, em uma wok ou panela anti-aderente, frite com algumas gotas de óleo de gergelim. Deixe dourar as laterais e a parte de baixo e acrescente um pouquinho de água, tampando a panela. Quando a água secar, deixe-os dourar mais um pouquinho. Agora, prepare o molho shoyu e pode servir!
PULO DO GATO
Se a preguiça imperou na hora de fazer a massa, pode utilizar massas prontas achadas no supermercado, como as feitas para pastéis. Continua uma delícia
Até a próxima!