Cozinhar é muito fácil!
Uns falam “paelha”. Outros, “paeja”. O que importa é o seguinte: o prato típico da Espanha e dos nossos irmãos latinos é uma delícia. O nome vem da frigideira específica utilizada na preparação do prato, a paellera. Hoje compartilho a receita caseira da paella, feita de frutos do mar. Acompanhe:
INGREDIENTES
300g de mexilhão fresco e limpo
300g de polvo fresco e limpo, cortado em pedaços
300g de lula fresca e limpa, cortada em anéis
600g de camarão, frescos e inteiros
200g de vagem
2 xícaras e ½ de chá de arroz parbolizado
½ xícara de chá de azeite
2 colheres de sopa de açafrão
1 cebola picada
4 dentes de alho amassados
Sal e pimenta a gosto
Comece lavando o arroz, deixando escorrer toda a água. Deixe de lado e ferva água com os mexilhões, até que eles se abram — se você estiver usando mexilhões sem casca, deixe por cinco minutos. Separe (incluindo o caldo) e reserve.
Em uma panela com fundo raso e larga, aqueça o azeite e frite a cebola e o alho. Eles devem ficar douradinhos depois de 3 minutos. Acrescente o arroz e o polvo e frite por outros 3 minutos.
Junte o caldo que você reservou (dos mexilhões) e o alçafrão, mexendo bem até que dissolva. Deixe cozinhar por 10 minutos. Cozinhe o arroz por 20 minutos em uma panela tampada, colocando mais água.
Coloque a lula e a vagem, além de metade dos camarões e deixe cozinhando por cinco minutos. Finalmente, coloque a outra metade dos camarões, o mexilhão e cozinhe por outros cinco. Coloque a pimenta e pronto, você está preparado para saborear uma paella tradicional!
PULO DO GATO
Se você preferir, pode trocar a vagem por ervilha.
Até a próxima!