Fábio Lenza - Gastronomia cotidiana

  • Picanha Suína Com Molho de Mostarda

  • Lula à Milanesa

  • CEVICHE COM ABACAXI



Pato AssadoVoltar

08/05/2015

Cozinhar é muito fácil!

 

Em Belém do Pará, terra do pato no tucupi, aprendi uma coisa fundamental para se fazer um bom pato, quando se tratar do pato caseiro mesmo, inteiro com pele e tudo. Aprendi com o chef do restaurante do hotel onde me hospedei certa vez, que o pato sempre deve passar por dois processos, ele deve ser cozido e depois assado ou assado e depois cozido, sendo o último processo a forma como será servido.

 

Deve ser cozido para amaciar a carne e fazer com que a umidade e o tempero penetre. Deve ser assado para que a gordura que fica debaixo da pele derreta e escorra e também para dourar a pele.

 

Relembro uma receita de pato assado um pouco demorada, mas simples de fazer e super saborosa, fica fantástico.

 

Ingredientes para 8 pessoas.

1 pato inteiro com cerca de 2 kg

5 laranjas pera

1 copo de vinho branco

5 dentes de alho

Ervas de provence

1 cebola picada

Sal e pimenta do reino a gosto

 

Primeiro cozinhe, por 45 minutos ou até amolecer a carne, o pato inteiro numa panela grande com um caldo feito com água, o vinho, os dentes de alho, a cebola, um pouco de ervas de provence, sal e pimenta do reino a gosto.

 

Retire-o desse caldo e retempere com o caldo das laranjas e ervas de provence. Corrija o sal e a pimenta do reino se necessário. Coloque numa assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até dourar toda a pele. Com uma tesoura corte os pedaços e sirva com batatas.

 

PULO DO GATO

 

Não deixe de fazer os dois processos e cozinhe as batatas no próprio caldo que cozinhou primeiro o pato.

 

Até a próxima!

 

0 Comentários